sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Da gravidez

Enquanto eu estava grávida falei imenso com uma amiga, também grávida e com mais tempo de gestação, e fui recebendo imensas dicas sobre gravidez e preparação para o parto e parentalidade (obrigada Raquel!). Isto para além da formação no Centro de Saúde onde fui seguida, de tudo o que pesquisei, que li porque sentia falta de preparação para os desafios de uma gravidez e de como cuidar de um recém nascido. Foi a forma que encontrei para me sentir confiante no meu novo papel de mãe.Agora que a minha filha nasceu, tenho dado o mesmo apoio às minhas amigas grávidas e recém-mamãs.
Até que um destes dias, em conversa via Facebook, a minha amiga Célia me disse: "devias era dar uma formação!".
Não é uma formação que pretendo dar nem tenho habilitações para tal, apenas a minha (ainda) curta experiência, mas com certeza que muitos dos posts deste blog terão como objetivo ajudar as mummy-to-be, tal como me ajudaram a mim. Se ajudar uma pessoa que seja, já valeu a pena.
Primeira dica. Algo que deveria fazer parte do kit básico para futuras mães: o livro Os Bebés Também Querem Dormir, da Constança Cordeiro Ferreira. O livro não pretende treinar bebés. O livro pretende acalmar os pais, aproximar os pais dos bebés para que se conheçam melhor e encontrem o seu ritmo. Pretende que os pais ganhem confiança em si. Porque afinal, do ponto de vista biológico, o normal não é um bebé que dorme a noite inteira. Saber que não estamos sozinhas traz serenidade.

1 comentário:

  1. "O saber não ocupa espaço".
    Concordo contigo, é fundamental munirmo-nos de toda a informação possível, pois será sempre uma mais valia nestas lides da maternidade , a nossa melhor e maior arma.

    ResponderEliminar