quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

As paparocas cá de casa

A propósito de alimentação de bebés, tenho reparado que é um pouco cada cabeça sua sentença... Incluindo as recomendações dos pediatras a propósito da introdução dos alimentos, dos leites que aconselham e como fazer a diversificação alimentar.
Aqui seguimos as recomendações das OMS e da DGS no que respeita ao aleitamento materno. Maminha em exclusivo desde a primeira meia hora de vida e até aos 6 meses.
Aos 6 meses e 6 dias começámos a fazer a diversificação alimentar da Laurinha. Tentámos introduzir a sopa com mau resultado. Detestou e continua a detestar.
Viramos então para a papa. Aqui a coisa faz-me confusão no que respeita a recomendações: não se deve dar açúcar aos bebés (todos sabemos), então porque raio é que as papas mais vendidas estão carregadas de açúcar? Porque é que há papas com mel se também não se pode dar mel? E o que dizer das bolachas Maria? É só ler o rótulo para perceber. Ouvi dizer que se um ingrediente for difícil de pronunciar é porque bem não faz. E parece-me algo acertado com tantos aditivos e conservantes que se encontram na generalidade dos alimentos.
Por aqui escolhemos as papas biológicas e sem açúcar da Holle. Ela gosta. Yay! São boas e fazemos a versão não láctea com água. Por opção. Porque tem leite materno sempre que quer. Porque a alimentação sólida até ao primeiro ano de vida é o complemento e não o principal.
Os 7 meses estão quase aí e já introduzimos o gluten também, sob a forma de papas caseiras. Farinha de aveia e de trigo sarraceno com maçã. Farinha de aveia, semola de milho e pera. Também gostou :)
Já provou maçã, pera, banana, manga, papaia e abacate. Só gostou mesmo de maçã e pera.
Cada bebé é único e não vamos estar a stressar com a história de não querer sopa. É ir tentando. Dar a quantidade que aceitar. Ir experimentado texturas, sabores, finger food.
Tem quase 7 meses. Super bem desenvolvida. Percentil acima de 85 de peso. Nunca esteve doente (bate na madeira e que tão depressa não fique). Vou estar a stressar com a sopa? Nem pensar.

Ideias ótimas de papas e bolachinhas (como devem de ser!) e alimentação para bebés e toddlers no blog A cadeira da papa. Toca a ir espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário